Dia Internacional contra a Homofobia, Lesbofobia, Transfobia e Bifobia nas Bibliotecas do Brasil - Recursos Gratuitos
16.5.21Através do Blog Bibliotecas do Brasil (@bibliotecasbr) e das publicações da Magnolia Cartonera (@magnoliacartonera), há muitos anos temos escrito e publicado artigos, entrevistas e matérias sobre pessoas que são lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e queers, e que estão presentes realizando seus trabalhos impactantes no universo dos livros, da leitura, das bibliotecas e dos projetos de incentivo à leitura. Você pode conhecer a nossa iniciativa "Bibliotecas Contra o Ódio" que tem como objetivo apoiar e incentivar bibliotecas e espaços de leitura a se transformar em locais seguros para pessoas LGBTQ, além de incentivar a criação de programações e a leitura de literatura LGBTQ. A iniciativa "Bibliotecas Contra o Ódio" faz parte do livro "Bibliotecas Mudam o Mundo" da Magnolia Cartonera (falamos sobre ele no final desse post). A iniciativa Bibliotecas Contra o Ódio está disponível para leitura gratuita aqui no Blog Bibliotecas do Brasil, para quem quiser conhecer alguns projetos, espaços de leitura e bibliotecas que já estão fazendo a diferença para o público LGBTQ +.
Aqui no Blog Bibliotecas do Brasil e através da nossa editora independente Magnolia Cartonera, sempre fizemos tudo com muito respeito e amor. Fazemos questão de enfatizar que todas as nossas redes sociais são espaços seguros e de apoio para as pessoas que quiserem falar sobre iniciativas LGBTQ+. Essa é a nossa forma de contribuir para um mundo mais justo e digno para todas as pessoas que são LGBTQ+ e pessoas aliadas. E para todas as pessoas que por aqui passarem, deixamos a nossa mensagem de muito respeito pela luta e pelo trabalho feito por/e voltado para o público LGBTQ+ que é realizado em bibliotecas, espaços de leitura e na sociedade como um todo.
Confira os recursos gratuitos que disponibilizamos no Blog Bibliotecas do Brasil:
Esses recursos são para leitura, conhecimento, para inspiração, para usar em sala de aula e para pesquisa. Nós esperamos que você possa se beneficiar deles. Nós acreditamos que a melhor maneira de aprender é ver o que algumas pessoas já estão fazendo na prática, através dos excelentes exemplos. Se você é estudante, envie esse post para suas educadoras e educadores. Se você é educadora/educador, partilhe esses recursos com sua comunidade de estudantes.
Para quem quiser acessar, ler, se inspirar e anotar ideias, aqui está o link para todo o conteúdo LGBTQ+ do Blog Bibliotecas do Brasil acesse >> https://bit.ly/2Zb3hkw <<
Diversidade nas Bibliotecas do Brasil
A bibliotecária Dandara Baçã com sua camiseta "Lesbrarian" ou "Bibliolésbica" em português.
Crédito da foto: Dandara Baçã
- O que a sua biblioteca, espaço de leitura, projeto de incentivo, ação de partilha de livros está preparando como iniciativa de conscientização para esse dia - seja através das redes sociais ou em atividades seguindo os protocolos de segurança da pandemia?
- Como leitora ou leitor, o que você está lendo ou você está planejando ler relacionado à luta pelos direitos das pessoas LGBTQ?
- Como profissional da leitura, que livros ou materiais (online ou através de distanciamento social, seguindo as normas de segurança contra a propagação do coronavirus) você está planejando partilhar com sua comunidade leitora, sobre a diversidade, a conscientização e a luta pelos direitos LGBTQ?
- Gostaria de partilhar com o Blog Bibliotecas do Brasil? Nós estamos de portas abertas para mostrar a sua iniciativa e inspirar mais pessoas a seguir esses passos, entre em contato conosco por nossas redes sociais: Instagram, Twitter e Facebook. Envie sua lista de leituras, atividades, fotos e ideias que você está colocando em prática.
Biblioteca do IFSul no Campus Camaquã no Rio Grande do Sul enfeitada com as cores da bandeira do orgulho LGBTQ+ (Proud Flag) - Credito da foto: Bibliotecária Elisângela Pires
As bibliotecas, espaços de leitura e projetos de incentivo à leitura podem ajudar na luta pelos direitos das pessoas LGBTQ+ (lésbicas, gays, bissexuais, transgêneras e queers), fazendo programações inclusivas ou inteiramente dedicadas à conscientização. Ao longo de nossas atividades com o Blog Bibliotecas do Brasil, temos abordado vários textos e conteúdos referentes sobre as questões LGBTQ dentro das bibliotecas e projetos de partilha de livros, como a Little Free Library (pequena biblioteca livre) da Equality House.
Dedicamos uma relevante e aprofundada parte da publicação independente Magnolia Zine nº3 e do livro Bibliotecas Mudam o Mundo, sobre temas interessantes relacionados às questões LGBTQ, para você refletir e colocar em prática na sua biblioteca, espaço de leitura, projeto de incentivo, iniciativa ou ação — sejam coletivas ou individuais. Comece a programar agora as ações da sua biblioteca, projeto de incentivo à leitura, ações de partilha de livros para o mês de junho, que é o mês do livro LGBT nas bibliotecas.
Adote mudanças, crie significado, faça ações de relevância na sua biblioteca ou espaço de incentivo à leitura. Não deixe que as datas significativas LGBTQ passem sem programação, faça a diferença através do seu espaço ou projeto de leitura.
Arte: Juliano Rocha
Conteúdos Gratuitos do Blog Bibliotecas do Brasil sobre temas LGBTQ
Aqui estão vários textos e conteúdos para você ler, estudar, pesquisar, usar em suas aulas, em grupos de pesquisa, em seus trabalhos escolares ou acadêmicos. Confira:
1) Junho é o Mês do Livro LGBT nas bibliotecas - Junho é o Mês do Livro LGBT nos Estados Unidos, uma celebração anual da cultura, da história, das contribuições e tradições da comunidade lésbica, gay, bissexual e transgênera.
2) Livro infantil grátis: Nicolás Tem Dois Papais - fofíssimo livro infantil para ser lido gratuitamente online que conta a história de Nicolás, um menino que tem dois pais.
3) Dia Internacional do Combate à Lesbofobia, Homofobia, Bifobia e Transfobia nas Bibliotecas do Brasil - Dia 17 de maio é o Dia Internacional do Combate à Lesbofobia, Homofobia, Bifobia e Transfobia.
Expositor de livros com temática, autoras e autores LGBTQ+ na Casa de Leitura Nair de Macedo feito pelo bibliotecário Eli Prado - Crédito da foto: Eli Prado
4) Como uma minibiblioteca pode combater o ódio e a homofobia - Leia sobre a Equality House a Minibiblioteca Livre (Little Free library) que foi montada em seu gramado para promover a alfabetização e o gosto pela leitura através da troca de livros gratuitos em todo o mundo, através de um sentimento de comunidade e compartilhar talento, criatividade e sabedoria das mais variadas pessoas que optaram por ajudar a construir um projeto tão bacana.
Little Free Library (Pequena Biblioteca Livre) Minibiblioteca Livre da Equality House - Crédito da foto: The Topeka Capital Journal
5) Biblioteca brasileira enfeitada para celebrar o Mês do Orgulho LGBTQ - Biblioteca brasileira para estudantes de ensino médio e do ensino superior da cidade de Camaquã no Rio Grande do Sul, decorada com as cores da bandeira do Orgulho LGBTQ, celebra o Mês do Livro LGBTQ com exposição de livros sobre diversidade.
Lésbicas Contra os Nazis e Ku Klux Klan. Anos 70. Nova York | Lesbian Herstory Archives
Foto do Instagram de 99machinders
6) Bibliolésbica - Bibliotecárias lésbicas marcham na Parada do Orgulho LGBT - bibliotecárias lésbicas estiveram presentes na Parada do Orgulho LGBT em Nova York. A camiseta maravilhosa da foto tem a palavra "lesbrarian" e mistura as palavras lesbian + librarian (lésbica + bibliotecária), que pode ser bibliolésbica ou lésbicatecária, você escolhe.
7) Diversidade LGBTQ nas bibliotecas: Drag Queen contadora de histórias - Nós admiramos espaços de leitura e gestões de bibliotecas que são capazes de abrir a mente para as diferenças humanas, comprometidas com o combate aos preconceitos, às discriminações e ao ódio, capazes de promover a paz e a confraternização de públicos. Conheça a contação de histórias para crianças feitas por uma drag queen, a ativista pelos direitos LGBT, Lil Miss Hot Mess.
8) As bibliotecas precisam lutar de forma ativa pelos direitos LGBTQ's - Número LGBTs mortos em 2016 no Brasil foi recorde. As bibliotecas precisam enfrentar a apatia e se juntar à luta de forma ativa contra todo discurso e ato de ódio. É preciso que as bibliotecas se posicionar sempre à favor da diversidade e que esse posicionamento possa ser visto na prática.
9) A transgeneridade nas bibliotecas e espaços de leitura - Entrevista com Eli Prado, na época em que ele era estagiário em uma biblioteca pública em Curitiba. Eli agora é bibliotecário, e conversou com a gente sobre sua vida e como era o estágio em biblioteca pública para pessoas transgêneras, sobre acolhimento, escrita e transgeneridade.
Arte: Juliano Rocha
10) Dia Nacional da Visibilidade Trans nas Bibliotecas do Brasil - Entrevista com Alexia Vitória de Oliveira, bibliotecária e mulher transgênera, ela fala como a biblioteconomia tem um imenso contingente de pessoas lésbicas, gays e bissexuais. entrevista com Eli Prado, homem transgênero, que já foi estagiário de biblioteca e atualmente é bibliotecário, ele fala sobre como as bibliotecas são espaços de resistência.
14) Diversidade no Dia das Mães: atividades e iniciativas concretas de apoio à comunidade LGBTQ (Lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e queers) no Dia das Mães - Leia na Magnolia Zine nº3
15) Bibliotecas Mudam o Mundo - Livro disponível em edição cartonera (livro artesanal feito com capa de papelão) e em ebook na Amazon. Um dos principais assuntos do livro Bibliotecas Mudam o Mundo, são as ações que bibliotecas e espaços de leitura colocam em prática contra o bullying e contra o ódio. No livro podemos conhecer bibliotecas que se tornaram espaços seguros, com programas anti-bullying destinados a limitar o suicídio entre jovens e adolescentes LGBTQ (lésbicas, gays, bissexuais, trangêneros e queers +).
Também mostramos no livro Bibliotecas Mudam o Mundo, espaços de leitura que promovem a alfabetização de mulheres que são imigrantes ou refugiadas, enfrentando os desafios de aprender um novo idioma e ao mesmo tempo se colocar no mercado de trabalho. O livro propõe a iniciativa ‘Bibliotecas Contra o Ódio’ uma reflexão sobre o papel das bibliotecas em nossa época, em que os discursos de ódio estão cada vez mais fortes e presentes de forma normalizada no dia a dia.
O livro mostra exemplos práticos de bibliotecas ao redor do mundo que estão combatendo nesse momento de nossa história, se opondo aos atos de intolerância e discursos de ódio com ações, programações e iniciativas voltadas para educar, conscientizar e combater os preconceitos. É crescente e relevante o número de bibliotecas mundiais que estão mais cientes e comprometidas com suas comunidades leitoras em aprofundar seu papel como espaços de refúgio contra o ódio, de se consolidar como locais seguros para todas as pessoas e que se levantam em defesa da diversidade.
>>> Este post é inteiramente gratuito e este trabalho é feito por Daniele Carneiro e Juliano Rocha da Magnolia Cartonera. Apoie o nosso trabalho para que possamos continuar desenvolvendo conteúdos relevantes, fazendo traduções, ampliando conhecimentos da nossa comunidade leitora e seguindo em frente com a nossa editora independente, a Magnolia Cartonera. Apoie o nosso trabalho independente, compre nossos livros artesanais, zines e ebooks. <<<
Texto/post/fotos: Daniele Carneiro
Artes: Juliano Rocha
Acompanhe nossas novidades no Instagram: @magnoliacartonera | @bibliotecasbr
Contato: contato@bibliotecasdobrasil.com
0 comments