Garrafas PET recicladas ganham vida nas esculturas de Veronika Richterová
11.4.15Russulas |
Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma - Antoine Lavoisier
Essa fase do químico francês Antoine Lavoisier é a que melhor descreve as esculturas da artista tcheca Veronika Richterová. Em suas obras ocorre uma transformação das onipresentes garrafas PET (politereftalato de etileno) com sua técnica de esquentar o plástico, moldá-lo e cortá-lo nos formatos que vão de cactos até jacarés.
Cactus collection |
Estas obras são belos exemplos do que pode ser feito com as embalagens após seu uso, ao reutilizá-las é possível não só dar uma destinação mais ecológica a algo que iria poluir rios e mares, como criar uma beleza que antes não existia em suas formas originais sem muita personalidade ou beleza.
Crocodile |
No ano de 2014 foram produzidas 720 bilhões de toneladas de embalagens PET no Brasil, e pouco mais da metade foram recicladas (57%), portanto é nosso dever dar outras utilidades a esses materiais que não são biodegradáveis.
Penguins |
Como reciclar embalagens PET?
Caso não queira se aventurar na reciclagem artística, você pode, quando sua cidade não possui coleta seletiva, separar as embalagens plásticas e encaminhá-las a cooperativas de reciclagem. Para encontrar a cooperativa mais próxima de sua casa ou ponto de coleta acesse esse mapa.
Blue poisin dart frog |
As garrafas PET podem seguir diversos caminhos após seu consumo. E Veronika decidiu pelo caminho mais nobre, o de dar um destino artístico a esses descendentes do petróleo.
Jellyfish I |
Agora essas garrafas ganham cor e personalidade, conseguindo até mesmo terem expressões corporais similares aos animais e plantas que imitam.
Spider monkeys |
A artista envolveu-se tanto com sua matéria prima que criou um museu para os mais variados formatos e cores das garrafas PET na cidade de Praga, que possui mais de 3000 itens de todas as partes do mundo.
Morpho butterflies |
Veronika costuma retirar as garrafas PET do lixo, atuando como uma verdadeira agente da reciclagem e uma ativista pela conscientização de como reciclar embalagens plásticas. Seu trabalho é importante para que possamos nos conscientizar e começarmos imediatamente a causar menos danos ao planeta em que vivemos .
Flying foxGostou? Conheça os livros da Magnolia Cartonera
No livro Ideias para Bibliotecas Livres e no Guia Prático para Bibliotecas Comunitárias falamos sobre bibliotecas e reciclagem, sobre doações e trocas de livros, sobre parcerias entre cooperativas de reciclagem e bibliotecas, abordamos diversos temas sobre reciclagem em bibliotecas, espaços de leitura e salas de aula. Confira os livros em nossa loja online.
|
Texto: Juliano Rocha
Fotos: Michal Cihlář
Via boredpanda e Colossal
— Inscreva-se em nossa newsletter gratuita para saber mais sobre as nossas promoções exclusivas e para recebê-las antecipadamente. Inscreva-se nesse link: 'http://eepurl.com/bfdTjH'
Acompanhe nosso Instagram: @bibliotecasbr
0 comments