Livros livres na beira-mar de Guaratuba/PR
28.11.14Começou a ação voluntária de incentivo à leitura no litoral do Paraná do blog Bibliotecas do Brasil, Livros Livres em Guaratuba. Esse é o segundo ano que a ação ocorrerá em vários pontos da cidade. Os primeiros livros foram deixados no calçadão da Avenida Atlântida no dia 27/11/2014.
O Castelo de Vidro de Jeanette Walls e Encrenca é o Meu Negócio de Raymond Chandler foram os primeiros livros livres deixados no calçadão de Guaratuba. A ação tem como objetivo incentivar a leitura durante as férias de verão, divulgar a acessibilidade, a doação e a livre circulação de livros.
A cidade de Guaratuba na pré-temporada de verão.
Fim de tarde na beira-mar, uma brisa fresca, momento perfeito para ler.
Leia mais no artigo: Livros Livres em Guaratuba - edição 2014!
Todos os livros que serão deixados em diversos pontos da cidade de Guaratuba estão carimbados com a arte da iniciativa "Leia, Empreste ou Devolva" do blog Bibliotecas do Brasil, que fornecemos gratuitamente para pessoas interessadas em montar suas próprias bibliotecas livres ou fazerem ações de incentivo à leitura. Baixe os materiais gráficos para impressão: a arte de um cartaz, a arte para um carimbo e um tutorial com download gratuito.
Guaratuba na beira-mar: tranquilidade para ler.
Os livros foram deixados bem na passagem dos pedestres. Nesse horário que o sol está mais baixo as pessoas começam a caminhar e frequentar a praia de forma mais tranquila.
Raymond Chandler ficou bem de frente para a ciclovia especialmente para o pessoal das caminhadas e corridas.
- Escolha livros que tenha em casa e que estejam esquecidos nas suas estantes, prateleiras e gavetas, aqueles que não serão mais lidos;
- Escolha um local público de sua preferência ou onde você acha que seria legal uma pessoa encontrá-lo;
- Deixe o livro ali;
- Em dia de chuva escolha locais protegidos como mesas e cadeiras de restaurantes, lanchonetes, sorveterias, áreas de convivência em pousadas e hotéis;
- Sugestões de lugares públicos para deixar seus livros: padarias, sorveterias, barzinhos, na recepção de algum hotel ou pousada, nos bancos ao longo da beira-mar, nas pracinhas e restaurantes, ou onde você achar melhor. Dessa forma outra pessoa poderá encontrar o livro para ler, emprestar e passar adiante.
Daniele Carneiro
contato@bibliotecasdobrasil.com
contato@bibliotecasdobrasil.com
Fotos: Juliano Rocha e Daniele Carneiro
Arte: Juliano Rocha
Leia mais:
0 comments