Exposição Cartonera Bibliotecas do Brasil em Curitiba
25.10.14
O blog Bibliotecas do Brasil convida seus leitores para prestigiar a primeira exposição dos nossos livros cartoneros.
A exposição entrará em cartaz no dia 01/11/2014 (sábado) e fica aberta até o dia 14/11/2014 (sexta-feira). Serão expostos na Biblioteca 15 exemplares da Cartonera Bibliotecas do Brasil, livros independentes produzidos pelos editores cartoneros, Juliano Rocha e Daniele Carneiro, que poderão ser adquiridos após o término da exposição. Os livros ficarão em exposição na Biblioteca do Centro Universitário Claretiano durante o horário de atendimento da faculdade (confira abaixo).
Movimento Cartonero:
As cartoneras nasceram na Argentina em meio à uma crise econômica, e como a necessidade é a mãe da invenção, escritores e poetas independentes começaram a produzir livros impressos em pequenas gráficas e com as capas feitas de papelão, normalmente reciclado, pintadas uma a uma. Fazer um livro cartonero ("cartoneras" são as mulheres que recolhem recicláveis e principalmente papelão nas ruas de Buenos Aires) é uma atitude de independência, auxilia a reciclagem daquilo que até pouco tempo atrás seria considerado lixo e permite que escritores iniciantes e independentes entrem no mercado editorial.
Essa mistura de fanzine com livro tradicional criou uma alternativa onde poetas e novos escritores possuem uma voz e não mais precisam esperar alguma grande editora um dia, quem sabe, ler seu manuscrito. Como a internet dá voz para todas as vozes os livros cartoneros dão voz para todos os escritores. Suas capas únicas são excelentes meios para divulgar o trabalho de artistas plásticos e agregar valor ao livro, pois ele será um exemplar único em meio aos milhares de exemplares idênticos produzidos pelas grandes editoras.
Em cartaz de 01/11/2014 até 15/11/2014 na Biblioteca do Centro Universitário Claretiano
Endereço: Avenida Presidente Getúlio Vargas, nº 1193 - Em frente à Praça Ouvidor Pardinho.
Bairro Rebouças – Curitiba/PR. Fone: 0800 725 1881
Horário de Atendimento: De segunda à sexta das 8h às 20h e sábado das 7h às 17h.
A exposição é gratuita e aberta ao público.
Saiba mais sobre os livros cartoneros:
0 comments