Ronda da Fraternidade leva comida, livros e carinho para moradores de rua em Gravataí/RS
16.8.14
A Ronda da Fraternidade é um grupo independente de amigos que se reuniram para fazer o atendimento voluntário social aos moradores de rua de Gravataí e Cachoeirinha no Rio Grande do Sul. Há um ano eles levam comida quente, agasalhos, cobertores, café da manhã, frutas, doces e livros para os sem-teto em noites de muito frio. O grupo é formado por Leticia Tafra Fontoura, Mérian Kielbovicz e Thiago Afonso Garcia Romano, e conta com a participação solidária de várias pessoas que doam alimentos, cobertores e livros. O grupo já realizou seis edições da Ronda da Fraternidade, sendo a maior parte delas durante o inverno. Leticia recebe doações durante o ano inteiro para realizar as Rondas. Ela nos contou como acontecem as Rondas:
"Este amigo só encontramos uma vez. Nós sempre perguntamos se eles querem os livros, se gostam de ler. Nós não impomos a eles que aceitem junto com a comida. Eles sempre querem e ficam bem felizes! Ele recebeu um livro da Virginia Woolf e esqueceu da gente! Ficou folhando e folhando, lendo bem feliz. É uma grande satisfação realizar a Ronda da Fraternidade, eu desejo que nossas ações sejam maiores que nossas falas. Entre a palavra e a ação, existe a vontade, que ela seja forte o suficiente para fazer o justo, o bom e o belo acontecerem na vida do outro".
"Quando realizamos a Ronda da Fraternidade, passamos uma noite de muito amor, revendo nossos amigos queridos. Aqueles que a sociedade não vê, que trabalham o dia inteiro com seus carrinhos juntando material reciclável, possuem um passado, possuem sentimentos e sonhos e na hora de dormir não têm um lugar para esticar seus papelões, pois são enxotados de hora em hora por serem considerados uma sujeira. Para nós, eu, Mérian Kielbovicz e Thiago Afonso Garcia Romano, eles são a oportunidade de justificarmos nossas vidas neste mundo. Eles não são a sujeira do mundo, não enfeiam a cidade. A sujeira do mundo e o feio estão nas atitudes omissas e no preconceito da sociedade. Todos ficam muito felizes por receber livros".
Vários motivos levam as pessoas a viver nas ruas: a perda de um emprego, a morte de um parente, tragédias, doenças e tantos outros problemas. Além de lidar com essas adversidades, uma pessoa em situação de rua não tem comprovante de residência, e muitas vezes lhes faltam alguns documentos, então não tem como fazer a carteirinha de uma biblioteca já que grande parte delas exige essa documentação e por isso podem ter acesso limitado à diversos bens culturais. O medo de serem barrados novamente e o preconceito das outras pessoas podem ser grandes impedimentos. Nem todas as bibliotecas e espaços culturais são acessíveis aos moradores de rua.
Os livros são importantes para ajudá-los a passar a noite e os momentos de solidão, seja no abrigo ou nas ruas. Pensando na falta de opções culturais e principalmente no acesso restrito aos locais de cultura que os moradores de rua enfrentam, a Ronda da Fraternidade leva livros para distribuir junto com os pratos quentes, e dá à eles uma oportunidade de ler.
O objetivo de a Ronda da Fraternidade levar livros para os moradores de rua é que a manutenção da cidadania íntegra e plena passa sempre pelo incentivo à leitura. E esta ação deve ser dirigida a todas as idades e a todas as condições sociais. "Os moradores de rua não são alienados do mundo, não estão com seus sentimentos anestesiados como muitos pensam. Eles gostam de informação, de entretenimento e a leitura dos livros lhes traz este momento de sonho, conhecimento e pertencimento ao mundo real e ao mundo da fantasia".
"Distribuímos refeiçoes, kits de frutas e guloseimas, cobertores, chocolates quentes e infinitos gestos de carinho, respeito e amor. Recebemos sorriso, palavras de agradecimento, carros buzinavam para nós, acenando e nos parabenizando, recebemos salvas de palmas. Os livros, como sempre, fizeram o maior sucesso".
Os livros são sempre muito bem recebidos. Leticia conta que "todos vibraram com os livros que levamos para doar a eles e este rapaz da foto já tinha 3 livros com ele, bem gastos e velhinhos. Ele veio me mostrar todo faceiro, dizendo que lê mesmo e gosta muito. Então deixei todos estes exemplares com ele".
"Durante as Rondas também encontramos alguns trabalhadores noturnos que cuidam do banheiro público e da praça e mais algumas pessoas que passam a noite por ali. Nós acabamos dando janta pra todo mundo. Eles ficaram muito faceiros e nos encheram de palavras carinhosas. Como tínhamos muito café, eu e Thiago fomos para as paradas de ônibus oferecer pras pessoas que estavam por lá. Acho que teremos muitas histórias pra contar quando ficarmos velhinhos".
Thiago e Mérian distribuem comida e café quentinho para os moradores de rua. |
Thiago leva uma pilha de refeições quentinhas para entregar numa noite gelada. Além da comida e dos livros, a Ronda da Fraternidade preocupa-se em levar atenção, cuidado, e um bom bate-papo aos seus amigos fraternos.
Leticia Fontoura é a idealizadora da Ronda da Fraternidade. Ela também realiza as atividades de incentivo à leitura com a Biblioteca Itinerante Estrela do Saber na Morada dos Carvalhos em Gravataí, e iniciou o Leitura no Varal. Os três projetos oferecem livros livres para as pessoas, e fazem uma aproximação entre os leitores e a leitura. Leticia também faz parte do G-MÃO - Grupo de Mãos em Ação, que já é bem conhecido dos leitores do blog Bibliotecas do Brasil. Relembre a nossa viagem à Porto Alegre e a visita ao G-MÃO.
Os poemas de Quintana são bons a qualquer hora e devem ser acessíveis à todas as pessoas.
Os bastidores da Ronda da Fraternidade.
Em cada edição Leticia e sua mãe Magda preparam pratos diferentes para levar aos moradores de rua. Todos os ingredientes são doados por pessoas que conhecem o trabalho da Leticia pelo Facebook, parentes, amigos, pessoas que se conscientizaram da importância da doação e da preocupação com o próximo.
A Ronda da Fraternidade é uma inicitiva voluntária, espontânea e que precisa da ajuda de pessoas solidárias à ação para continuar suas atividades. As doações são muito importantes para que novas Rondas sejam realizadas.
Para colaborar com a Ronda da Fraternidade
Acesse o Facebook e dê um curtir: https://www.facebook.com/rondadafraternidade
Email da Leticia: titchalua@terra.com.br
Doações: a Ronda da Fraternidade necessita de pacotes de bolachas doces e salgadas, chocolates e guloseimas, pó de café, chá, sucos, arroz, feijão, achocolatados, molhos de tomate, maionese,
marmitas de isopor, copos de isopor e talheres de plástico.
Livros de literatura, poesia e contos em boas condições de leitura.
Agasalhos e roupas em boas condições de uso: não podem estar rasgados, nem faltando zíperes ou botões. As roupas precisam estar limpas, sem odor de guardadas, pois serão imediatamente doadas aos moradores de rua. Meias e roupas íntimas novas. Sapatos e tênis em boas condições de uso. Produtos de higiene e limpeza pessoal.
Daniele Carneiro - Bibliotecas do Brasil
contato@bibliotecasdobrasil.com
Arte: Juliano Rocha
Fotos: Ronda da Fraternidade
Leia mais:
1 comments
Muito lindo o trabalho deles, me emocionou. Ainda vou me engajar em um trabalho desse tipo aqui no RJ.
ResponderExcluir