Como cada um de nós pode mudar o Brasil
10.6.13A Letícia Fontoura, coordenadora do G-MÃO - Grupo de Mãos em Ação, que realiza atividades de leitura e de artesanato em vilas carentes de Gravataí, foi visitar o José, adolescente de 15 anos que mora com sua família embaixo de uma ponte em Esteio, na região metropolitana de Porto Alegre. Ele só tira nota 10 e tem o objetivo de estudar para ser médico. Ela arrecadou muitas doações com a ajuda de amigos, familiares e colaboradores, e levou até José e sua família.
Relato da Letícia Fontoura (G-Mão):
"Quando conheci a história do José na TV e web, eu chorei o dia todo. Mas tinha certeza que alguma coisa eu poderia fazer. Planejei a visita, juntei doações do G-MÃO e marquei o dia. Pois, finalmente fui conhecer o menino nota 10. Pensei que iria chorar o tempo todo, mas assim que cheguei, fui tomada pela alegria do José e de sua família. Fomos recebidos com tanta alegria, tantos sorrisos, abraços, beijos, que aquela cena e aquele momento não tinha espaço para a tristeza, de jeito nenhum. Eu senti uma felicidade indescritível! Gente boa, querida, cheia de vida. Eu, Tiago Engel Oliveira e meu afilhado Micael Ruschel voltamos pessoas melhores do que quando lá chegamos. Foi ótimo! Nós é que ganhamos muito!
Sob uma ponte da BR 116 em Esteio, mora José de 15 anos, a mãe Tatiana, e os irmãos Matheus de 13 anos, e Jorge de 11 anos
Seu Jorge parente do José, Tiago Engel Oliveira, Micael Ruschel, José Luiz e sua mãe Tatiana: ajuda solidária espontânea.
Foi incrível. Uma experiência maravilhosa. Fiquei toda boba de ver meu afilhado de 14 anos abraçando e beijando eles, tirando fotos abraçado, fiquei tão orgulhosa!! Meu cunhado adorou, e me agradeceu a oportunidade que proporcionei a eles. É tão bom fazer o bem a quem precisa, pena que as pessoas esquecem-se disto na correria do dia-a-dia. Estes gestos de amor curam doenças, trazem alegria, ocupação, utilidade, trazem felicidade muito mais para quem faz do que para quem recebe!"
José Luiz Camboim Moni de Esteio, região metropolitana de Porto Alegre, aluno do 8º ano.
Debaixo da ponte da BR-116 mora um menino que drena toda a sua força para os estudos na esperança de, futuramente, se formar doutor. Um aluno nota 10 que sonha em seguir a carreira de médico. Sem pasta para carregar os livros, avistou nas últimas férias uma mochila boiando no Arroio Sapucaia. Recolheu, limpou e hoje a usa para ir à escola. Leia a história dele na íntegra. Veja também o vídeo sobre a repercussão da história do José, o adolescente que apesar de todas as adversidades em sua vida, encontra forças para realizar o sonho de estudar para ser médico. Muitas pessoas se sensibilizaram com a história do adolescente e resolveram fazer uma corrente de solidariedade para colaborar com a sua família.
No próximo mês a Letícia levará novamente doações para a família do José. Se alguém quiser colaborar é só entrar em contato com a ela através do email: titchalua@terra.com.br e no Facebook.
- Campanha de colaboração do blog Bibliotecas do Brasil com o G-MÃO: Ajude o G-MÃO a completar o barracão
Leia mais:
- Conheça o G-Mão em nosso blog
- Maneiras de colaborar com o Brasil do exterior
- Doar - Como cada um de nós pode mudar o mundo
Daniele Carneiro
bibliotecasbr@gmail.com
Arte: Juliano Rocha
Fotos: G-MÃO - Grupo de Mãos em Ação / Tadeu Vilani - Agencia RBS
0 comments