Pegue um livro e fique à vontade no Piquenique da Leitura
27.5.13
O Piquenique da Leitura é uma iniciativa extremamente simples: uma grande colcha de retalhos é estendida todos os domingos pela tarde no Parcão de Cachoeirinha, no Rio Grande do Sul, com centenas de livros, revistas e gibis em exposição. O público vai chegando e se acomoda sobre "bolachas" de madeira compensada forradas de tecido, para ler no local ou trocar livros. Muita gente leva doações e quem chega de mãos vazias pode levar algo para ler em casa sem o compromisso de devolver. O Piquenique é um projeto de circulação de livros e deu tão certo, que já inspirou o surgimento de iniciativas similares em vários outros municípios gaúchos como Glorinha, Porto Alegre e Santa Cruz do Sul, e de fora do estado, como Belo Horizonte e Curvelo em Minas Gerais, Maringá no Paraná, e Tubarão em Santa Catarina.
Sônia Zanchetta, uma das idealizadoras do projeto conta como tudo começou:
"Cachoeirinha fica a 17 km de Porto Alegre, e vim morar aqui em 2000. Eu havia trazido de Porto Alegre um acervo de mais de mil livros e, logo, comecei a emprestá-los para os vizinhos. Mais adiante, decidi doar a maioria deles para bibliotecas comunitárias que começavam a surgir por aqui e conservei apenas os que me pareciam essenciais. Em 2011, criei, na minha casa, o projeto Quitanda da Leitura, onde livros, revistas e jornais doados por parceiros são expostos em caixas e cestas e disponibilizados para as bibliotecas comunitárias e projetos de leitura da cidade, ou trocados diretamente com leitores interessados. Logo, começaram a chegar tantas doações que a contadora de histórias Rosane Castro e eu decidimos criar um projeto que colocasse o livro no meio do caminho do leitor, e assim nasceu o Piquenique em março de 2012. Embora haja alguns voluntários que colaboram com maior frequência no atendimento do público, o grupo é aberto. Sempre que necessário, fazemos um apelo pelo Facebook e aparecem novas caras por lá. Já ocorreu até de nenhum de nós poder estar no Parcão em um determinado domingo, e entregarmos os livros e equipamentos para pessoas que se ofereceram para fazer o Piquenique sozinhas. Os livros têm de circular!!!"
História do Piquenique da Leitura
No dia 11 de março de 2012 Sônia Zanchetta e Rosane Castro estenderam, pela primeira vez, o tapete colorido do Piquenique da Leitura na praça e disponibilizaram para a população de Cachoeirinha de forma gratuita, livros, revistas e gibis. Começava, naquele domingo de sol, um projeto de incentivo à leitura e a realização de sonho de compartilhar conhecimentos e emoções. Neste primeiro evento contaram ainda com a colaboração valorosa de Lígia Araújo e Rogério Porto Breier que abraçaram a causa e tornaram-se igualmente os fundadores deste projeto de sucesso. Vinte e quatro edições depois, muitos livros circularam pela praça e outros “piqueniqueiros” aderiram ao projeto e ampliaram ainda mais a capacidade de distribuição de livros entre leitores ávidos por emoções e aventuras. Outros Piqueniques da Leitura pipocaram por outras cidades, como Porto Alegre, São Leopoldo, Camaquã, Curvelo e Belo Horizonte. E o projeto continua crescendo. O Piquenique da Leitura tem seu canal de comunicação e divulgação de suas ações nesse blog,e também no Facebook.
Ação voluntária facilita o acesso à leitura
O objetivo do projeto é cativar leitores, incentivar o hábito à leitura. Promover encontros.
Sônia Zanchetta: "O Piquenique da Leitura de Cachoeirinha nos mostrou, entre outras questões, a força das redes sociais. Bastou realizarmos sua primeira edição para que outras pessoas percebessem que poderiam, também, colaborar, de alguma forma, para a construção da cidade leitora com que sonhamos. E logo o Piquenique já não tinha dono e passou a ocorrer independentemente de nossa presença. Cada vez há mais parceiros, mais doações de livros e mais leitores a sua volta. Tudo pode acontecer quando decidimos abandonar nossa zona de conforto e ser úteis à comunidade a que pertencemos".
Compartilhamento literário
Rosane Castro: "O Piquenique da Leitura é um encontro entre pessoas e livros. Ser uma das mediadoras deste encontro é sensacional. Ver o rosto das pessoas se aproximando, ver as crianças afoitas para segurar o livro, os pais lendo para os seus filhos, pessoas levando livros para trocar, ouvir suas histórias...Há cena mais humana que essa?"
Valdeci de Souza: "impossível ficar indiferente a este princípio tão fortemente defendido pela Sônia de que livro bom é livro que passa de mão em mão e não fica acumulando pó esquecido em alguma estante. Afinal, livro é para ser lido e não ser mais um objeto de decoração".
Tapete colorido de livros estendido no gramado do Parcão de Cachoeirinha
Como colaborar
O Piquenique da Leitura de Cachoeirinha é realizado por um grupo de voluntários comprometidos com a construção de uma cidade mais leitora e não tem vínculo com nenhum órgão público ou entidade da sociedade civil. Para dar continuidade ao projeto, o Piquenique da Leitura aceita doações de livros. Quem quiser colaborar de outras regiões do Brasil, pode enviar suas doações de livros para o endereço da Sônia Zanchetta, Rua Eurípedes Aurélio da Silva, nº 53, apto. 204 - CEP: 94920-250 - Cachoeirinha / RS - Fone: (51) 9116-9040. O grupo fica todo domingo das 15h às 17h no Parcão. Quem quiser doar livros pessoalmente está convidado a aparecer.
Fotos e texto: Blog Piquenique da Leitura
Gostou?
- Conheça o livro 'Ideias para Bibliotecas Livres' da Magnolia Cartonera que te ensina como fazer o seu próprio projeto de incentivo à leitura, a organizar uma ação de livros livres ou uma iniciativa de partilha de livros. Conheça em nossa loja online.
Eu não deixo meus livros presos na estante.
Se você também doa seus livros, use este adesivo com orgulho!
Arte: Juliano Rocha
Texto: Daniele Carneiro - Bibliotecas do Brasil
Fotos: Piquenique da Leitura
Se você também doa seus livros, use este adesivo com orgulho!
Arte: Juliano Rocha
Texto: Daniele Carneiro - Bibliotecas do Brasil
Fotos: Piquenique da Leitura
contato@bibliotecasdobrasil.com
Arte: Juliano Rocha
0 comments