A doação de livros encurta distâncias
28.5.13Duas iniciativas de incentivo à leitura que apoiamos, divulgamos e curtimos muito aqui no blog Bibliotecas do Brasil, agora estão caminhando juntas. O G-MÃO - Grupo de Mãos em Ação de Gravataí (conheça o trabalho do grupo), e a Juliette Fernandes que traduz e transforma através de uma reciclagem especial (impressão, recorte e colagem) belíssimos livros holandeses para o português.
A Juliette enviou uma caixa enorme de livros holandeses traduzidos para o português e muitos brinquedos que ela compra na loja Terre Des Hommes (já contamos essa história por aqui). Juliette agora tem uma página no Facebook, a Magia Sem Fronteiras onde ela mostra as fotos dos livros traduzidos e dos brinquedos que compra para doar às iniciativas brasileiras de desenvolvimento humano. Com a ajuda de suas amigas brasileiras que também vivem na Holanda, ela reúne a quantia necessária de euros para o envio dos fretes de livros ao Brasil. Ela também já enviou os livros holandeses traduzidos para a Biblioteca Comunitária do Engenho de Leitura e Artes Bititinga, em Alagoas, coordenado pela Vanessa Omena, que foram mostrados e comentados em diversos posts.
A Juliette também já colaborou com a biblioteca que coordenamos na serra do mar do Paraná, a Biblioteca Comunitária Sítio Vanessa (leia sobre a entrega). No blog escrevemos extensamente sobre os livros holandeses. Eles foram distribuídos em duas caixas para serem emprestados aos alunos do pré ao 5º ano em duas escolas rurais de Morretes, a Escola Rural Municipal de Anhaia e a Escola Rural Municipal de Rodeio (veja as fotos). Os livros também foram para o projeto Passagens Literárias, onde nós fizemos um curso de mediadores de leitura no ano passado, e que atende leitores na Rodoferroviária de Curitiba. Nós entregamos os livros holandeses enviados pela Juliette para a coordenadora do Passagens Literárias, a Priscila Angélica Sehnem. Ficamos felizes de ver projetos tão bonitos se encontrando e se unindo para criarem algo ainda maior.
Eu não deixo meus livros presos na estante.
Se você também doa seus livros, use este adesivo com orgulho!
Se você também doa seus livros, use este adesivo com orgulho!
- Por onde andam os livros holandeses?
- Livros holandeses reutilizados chegam às mãos dos leitores na Estrada do Anhaia
- Acesse o blog da Juliette Fernandes.
- Livros holandeses reaproveitados para leitores brasileiros (Livros & Afins).
Curta:
- Curta o G-MÃO no Facebook.
- Curta o Magia Sem Fronteiras no Facebook.
Fotos: Magia Sem Fronteiras
0 comments